PROGRAMA DAS MATÉRIAS
1 PROGRAMA DAS MATÉRIAS PARA PASES 1ª ETAPA
1.1 Biologia
A prova visa avaliar os conhecimentos básicos de Biologia. O participante deverá ser capaz de interpretar textos, gráficos e tabelas, utilizando-os na resolução dos problemas propostos. Dar-se-á ênfase a questões que permitam avaliar suas habilidades intelectuais, reduzindo-se ao mínimo o conhecimento da terminologia especializada e de pormenores estruturais ou bioquímicos. Poderão, ainda, ser abordados temas relevantes dentro das ciências biológicas que tenham sido destacados pela mídia, mesmo que não constem nos livros didáticos, e façam parte dos conteúdos programáticos dos respectivos períodos do Ensino Médio.
Características Gerais da Célula Noções de bioquímica celular. Estrutura e função dos componentes citoplasmáticos e nucleares. Ciclo celular: mitose e meiose. Metabolismo energético. Diversidade celular.
Características Gerais dos Tecidos Classificação, estrutura e função dos diversos tecidos animal e vegetal.
Características Gerais da Reprodução e do Desenvolvimento Aparelho reprodutor, gametogênese, reprodução e fecundação de animais e vegetais. Tipos de ovos, segmentação e desenvolvimento embrionário. Tipo e função de anexos embrionários.
1.2 Física
A prova tem como finalidade avaliar os conhecimentos básicos acerca das leis fundamentais da Física. O participante deverá demonstrar capacidade para responder questões, solucionar problemas e interpretar gráfica e analiticamente alguns fenômenos físicos normalmente verificados em laboratórios de Física básica e no cotidiano, relacionando-os com aplicações práticas.
a) Medidas, Gráficos e Vetores Algarismos significativos. Unidades de medida. Notação científica. Operações com vetores. Funções e gráficos.
b) Cinemática Trajetória. Deslocamento. Velocidade. Aceleração. Movimento retilíneo uniforme. Movimento retilíneo uniformemente variado. Movimento circular uniforme. Queda livre. Movimento de projéteis. Movimento relativo.
c) Dinâmica da Partícula Primeira, segunda e terceira leis de Newton. Equilíbrio. Massa e peso. Força de atrito. Força centrípeta. Gravitação universal.
d) Trabalho e Energia Trabalho, potência e energia. Conservação e dissipação da energia mecânica.
1.3 Geografia
O participante deverá demonstrar conhecimento da organização do espaço mundial e do espaço brasileiro e suas inter-relações, interpretar mapas e gráficos, dados estatísticos e textos geográficos, bem como analisar fatos e processos no contexto geográfico. O estudo do programa proposto deverá também contribuir para que o participante desenvolva hábito de leitura e análise crítica.
A Geografia como Ciência do Espaço Conceitos básicos; território, lugar, paisagem e região. A produção do espaço geográfico.
Representação do Espaço Geográfico Técnicas cartográficas; escalas, fusos horários, coordenadas geográficas; projeções cartográficas. Os mapas e as visões de mundo. Movimentos da Terra, estações do ano.
Espaço Geográfico e Dinâmica Ambiental O planeta Terra: estrutura; dinâmica interna e externa; tectônica global e suas relações com o relevo e com a ocorrência de recursos minerais. Processos geomorfológicos e formas de relevo. Geologia e geomorfologia do Brasil. A dinâmica atmosférica: fenômenos meteorológicos e climáticos e sua relação com as atividades socioeconômicas. Hidrografia e recursos hídricos: distribuição, disponibilidade, usos e degradação. Biosfera: solos, vegetação e fauna. As grandes paisagens naturais do globo. Principais paisagens do Brasil.
Espaço Geográfico e Dinâmica Socioeconômica Relação sociedade-natureza. Recursos naturais e o seu aproveitamento socioeconômico. Inter-relações entre ambiente natural e agricultura. Processo urbano-industrial e suas relações com o ambiente natural: o meio ambiente urbano. Recursos naturais e energéticos e sua relação com a atividade industrial no Brasil e no mundo.
1.4 História
Este programa de História oferece aos estudantes uma seqüência de conteúdos necessários à preparação do participante para o PASES 1. Essa seqüência apresenta diretrizes para o estudo e análise da História das sociedades humanas no tempo, entre a Antigüidade Ocidental e o início da Era Moderna. Espera-se que o participante analise e interprete criticamente os fenômenos históricos, por meio da identificação de semelhanças e diferenças entre os mais diversos contextos. Para tanto, o participante deverá conhecer os fundamentos teóricos básicos da História que dão sentido aos seguintes conteúdos:
Antigüidade Ocidental Grécia e Roma: economia, sociedade, política, filosofia, artes e mitologia. A democracia e a Polis grega. Helenismo. A crise do escravismo e o fim do mundo antigo.
Idade Média Feudalismo: Organização Política e Econômica. A Sociedade das Três Ordens. O Campo e a Cidade. A Igreja Católica Medieval. Império Bizantino e Mundo Islâmico. Crise do Feudalismo e as Origens do Capitalismo
Construção do Mundo Moderno Humanismo e Renascimento. A Revolução Científica do Século XVII. Reformas Religiosas. A Revolução Inglesa. Formação dos Estados Modernos. Absolutismo, Mercantilismo e Expansão Marítima e Comercial. A Sociedade de Corte.
Colonização da América Os Povos Pré-Colombianos. Conquista e Formação dos Impérios Coloniais. Exploração Colonial: Formas de Trabalho e de Produção Econômica. Organização Política e Administrativa. Encontro de Culturas, Aculturação e Resistência.
1.5 Língua Inglesa
O participante deverá demonstrar habilidade para compreender textos de natureza diversa e de nível básico sobre temas gerais escritos em linguagem padrão e de uso freqüente. As questões sobre interpretação, vocabulário e gramática serão extraídas de um texto, para que o aluno possa, através do contexto, melhor entender e resolver as questões. O programa apresentado deverá, então, contribuir para que o participante se mostre apto a identificar as idéias principais do texto e aspectos gramaticais.
Tópicos Gramaticais :
Definite and Indefinite Articles. Verb To Be (present and past). Personal Pronouns. There is/There are. Demonstrative Pronouns. Plural of Nouns. Interrogative words (who, what, where, when). Have/Have Got.
Simple present. Interrogative words (how often/how long/why). Possessive Adjectives and Possessive Pronouns. Genitive case.
Present continuous. Object Pronouns. Ordinals and Cardinals. Also, too, either, neither.
Linking verbs.
Countable and uncountable nouns. Noun quantifiers: much, many, little, few, a little, a few, a lot of, lots of, plenty of, a great deal of.
Simple past. Regular and irregular verbs. Prepositions of time.
Comparative and Superlative forms
OBS.: Paralelamente às estruturas citadas, serão desenvolvidos os seguintes pontos de acordo com o nível de cada série: sufixos, prefixos, conjunções e preposições, vocabulário e função gramatical das palavras.
1.6 Língua Portuguesa e Literatura
O participante deverá demonstrar compreensão de leitura, relacionando-a com a organização dos elementos lingüísticos; habilidade de ordenar e expor idéias para tanto, será privilegiada a gramática do uso.
Conhecimentos Lingüísticos Relação oralidade e escrita. Variedades do Português (uso formal e informal). Relacionamento de palavras, expressões ou estruturas oracionais a outras de sentido oposto, análogo ou equivalente. Aspectos morfossintáticos e semânticos da língua. Uso dos processos de formação de palavras no significado dos vocábulos. Compreensão do sentido nas relações morfossintáticas entre termos, orações e partes do texto. Mecanismos de coesão textual.
Compreensão de textos Procurar-se-á avaliar a capacidade de o participante compreender adequadamente enunciados da língua, indagando-se sobre o sentido das palavras, expressões ou estruturas frasais, bem como sobre o significado global dos períodos, dos parágrafos e do texto. Neste último caso, é importante levar em conta a organização textual.
Produção de textos Procurar-se-á avaliar a habilidade de o participante produzir os seguintes gêneros discursivos: notícias e artigos de opinião, relatos de experiência, cartas.
Leitura das seguintes obras:
Lucíola, José de Alencar qualquer edição.
O mistério da Casa Verde, Moacir Scliar Ática.
A Carta de Pero Vaz de Caminha L & PM.
A Redação deve:
ater-se ao tema e ao gênero discursivo e, ou, textual proposto;
apresentar-se como um texto coeso e coerente;
conter um mínimo de 20 e um máximo de 25 linhas, em grafia legível.
1.7 Matemática
O participante deve demonstrar conhecimentos que lhe permitam:
- a utilização sistemática do raciocínio lógico dedutivo para chegar a conclusões ou resultados, a partir de proposições ou dados numéricos;
- o uso dos principais conceitos matemáticos, axiomas e teoremas.
Conjuntos Representação de um conjunto. Relações de pertinência e inclusão. Igualdade de conjuntos. Subconjuntos. Conjunto universo. Conjunto das partes de um conjunto. Operações com conjuntos: união, interseção, diferença e complementar. Produto cartesiano. Diagrama de Venn. Número de elementos de um conjunto. Resolução de problemas.
Conjuntos Numéricos Números naturais e inteiros: operações fundamentais, critérios de divisibilidade, máximo divisor comum, mínimo múltiplo comum, decomposição em fatores primos. Números racionais: representação decimal dos números racionais (exata e periódica). Números irracionais. Números reais: operações fundamentais, potenciação e radiciação, relação de ordem, representação geométrica dos números reais, valor absoluto, intervalos.
Noções de Matemática Financeira Razões e proporções. Números e grandezas proporcionais. Regra de três simples e composta. Porcentagens. Juros simples e compostos.
Unidades de Medidas Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa ângulo e tempo. Transformações das unidades de medidas.
Cálculo Algébrico Operações com expressões algébricas. Produtos notáveis. Cálculo de potências e de radicais. Expoentes negativos e fracionários.
Geometria Plana Conceitos básicos. Paralelismo e perpendicularismo. Semelhança e congruência de figuras planas. Triângulos e polígonos. Circunferência e círculo. Relações métricas em triângulos, círculos e polígonos regulares. Área de polígonos. Área do círculo e de figuras circulares.
Funções Conceito de função. Domínio, contradomínio, imagem. Gráfico de função. Composição de funções. Funções injetoras, sobrejetoras e bijetoras. Funções crescentes e decrescentes. Função inversa. Função definida por várias sentenças.
Função do 1 o Grau Função linear e função afim. Gráfico. Determinação de uma função a partir de seu gráfico. Estudo do sinal. Zeros. Conjunto Imagem. Crescimento e decrescimento. Sistemas de inequações. Inequações produto e inequações quociente.
Função do 2 o Grau Definição. Gráfico. Zeros. Estudo do vértice da parábola: coordenadas do vértice, conjunto imagem, valor máximo ou valor mínimo, intervalos de crescimento ou decrescimento. Estudo do sinal da função quadrática. Relações de Girard. Sinais das raízes da equação do 2 o grau. Inequações do 2 o grau. Sistemas de inequações. Inequações produto e inequações quociente. Equações biquadradas.
Função Modular Definição. Gráfico. Equações e inequações modulares. Equações e inequações irracionais. Sistema de inequações. Inequações produto e inequações quociente.
Função Exponencial Definição e propriedades. Gráfico. Crescimento e decrescimento. Equações e inequações exponenciais.
Função Logarítmica Definição e propriedades. Gráfico. Crescimento e decrescimento. Equações e inequações logarítmicas.
Trigonometria Seno, cosseno, tangente, cotangente, secante e cossecante. Relações fundamentais. Relações trigonométricas em um triângulo retângulo. Relações trigonométricas em um triângulo qualquer.
Noções de Estatística Ler e interpretar gráficos de segmentos, de barras, de setores.
1.8 Química
O participante deverá revelar conhecimentos básicos de Química, considerando as noções fundamentais para a compreensão futura das leis, mecanismos e aplicações em ciências afins. Exige-se, portanto, conhecimento da codificação e do uso da linguagem química e da aplicação das leis e dos conceitos fundamentais, sem preocupação exagerada com a memorização de fórmulas, cujos significados e ação o participante deverá ser capaz de reconhecer através de estruturas e reações. Deverá revelar também capacidade para empregar o método científico e reconhecer a importância da experimentação no estudo dos fenômenos químicos.
Aspectos Macroscópicos da Matéria Estados físicos da matéria. Mudança de estado. Substâncias e materiais. Processos de separação e critérios de pureza. Densidade.
Átomos e Moléculas Constituição do átomo: prótons, nêutrons e elétrons. Elementos químicos. Número atômico, número de massa e isotopia. Massas atômica e molecular.
Classificação e Propriedades Periódicas dos Elementos Distribuição eletrônica em níveis de energia. Periodicidade das propriedades químicas dos elementos. Famílias dos elementos. Raio atômico. Eletronegatividade. Potencial de ionização. Tabela periódica.
Ligação Química Regra de octeto. Valência e número de oxidação. Tipos de ligação: metálica, iônica, covalente polar e apolar. Compostos iônicos, moleculares polares e apolares. Fórmulas moleculares, estruturais e eletrônicas.
Funções da Química Inorgânica Óxidos, ácidos, hidróxidos e sais: notação, nomenclatura e reações.
Reações Químicas Transformações químicas e sua representação simbólica. Lei da conservação da matéria. Balanceamento de equações químicas.
g) Quantidade de Matéria Mol. Massa molar. Constante de Avogrado. Determinação de fórmulas mínima e molecular.
|