Inscriηυes dos Processos Seletivos

PROGRAMA DAS MATÉRIAS

1 – PROGRAMA DAS MATÉRIAS PARA PASES 1ª ETAPA

1.1 Biologia

A prova visa avaliar os conhecimentos básicos de Biologia. O participante deverá ser capaz de interpretar textos, gráficos e tabelas, utilizando-os na resolução dos problemas propostos. Dar-se-á ênfase a questões que permitam avaliar suas habilidades intelectuais, reduzindo-se ao mínimo o conhecimento da terminologia especializada e de pormenores estruturais ou bioquímicos. Poderão, ainda, ser abordados temas relevantes dentro das ciências biológicas que tenham sido destacados pela mídia, mesmo que não constem nos livros didáticos, e façam parte dos conteúdos programáticos dos respectivos períodos do Ensino Médio.

•  Características Gerais da Célula – Noções de bioquímica celular. Estrutura e função dos componentes citoplasmáticos e nucleares. Ciclo celular: mitose e meiose. Metabolismo energético. Diversidade celular.

•  Características Gerais dos Tecidos – Classificação, estrutura e função dos diversos tecidos animal e vegetal.

•  Características Gerais da Reprodução e do Desenvolvimento – Aparelho reprodutor, gametogênese, reprodução e fecundação de animais e vegetais. Tipos de ovos, segmentação e desenvolvimento embrionário. Tipo e função de anexos embrionários.

1.2 Física

A prova tem como finalidade avaliar os conhecimentos básicos acerca das leis fundamentais da Física. O participante deverá demonstrar capacidade para responder questões, solucionar problemas e interpretar gráfica e analiticamente alguns fenômenos físicos normalmente verificados em laboratórios de Física básica e no cotidiano, relacionando-os com aplicações práticas.

a) Medidas, Gráficos e Vetores – Algarismos significativos. Unidades de medida. Notação científica. Operações com vetores. Funções e gráficos.

b) Cinemática – Trajetória. Deslocamento. Velocidade. Aceleração. Movimento retilíneo uniforme. Movimento retilíneo uniformemente variado. Movimento circular uniforme. Queda livre. Movimento de projéteis. Movimento relativo.

c) Dinâmica da Partícula – Primeira, segunda e terceira leis de Newton. Equilíbrio. Massa e peso. Força de atrito. Força centrípeta. Gravitação universal.

d) Trabalho e Energia – Trabalho, potência e energia. Conservação e dissipação da energia mecânica.

1.3 Geografia

O participante deverá demonstrar conhecimento da organização do espaço mundial e do espaço brasileiro e suas inter-relações, interpretar mapas e gráficos, dados estatísticos e textos geográficos, bem como analisar fatos e processos no contexto geográfico. O estudo do programa proposto deverá também contribuir para que o participante desenvolva hábito de leitura e análise crítica.

•  A Geografia como Ciência do Espaço – Conceitos básicos; território, lugar, paisagem e região. A produção do espaço geográfico.

•  Representação do Espaço Geográfico – Técnicas cartográficas; escalas, fusos horários, coordenadas geográficas; projeções cartográficas. Os mapas e as visões de mundo. Movimentos da Terra, estações do ano.

•  Espaço Geográfico e Dinâmica Ambiental – O planeta Terra: estrutura; dinâmica interna e externa; tectônica global e suas relações com o relevo e com a ocorrência de recursos minerais. Processos geomorfológicos e formas de relevo. Geologia e geomorfologia do Brasil. A dinâmica atmosférica: fenômenos meteorológicos e climáticos e sua relação com as atividades socioeconômicas. Hidrografia e recursos hídricos: distribuição, disponibilidade, usos e degradação. Biosfera: solos, vegetação e fauna. As grandes paisagens naturais do globo. Principais paisagens do Brasil.

•  Espaço Geográfico e Dinâmica Socioeconômica – Relação sociedade-natureza. Recursos naturais e o seu aproveitamento socioeconômico. Inter-relações entre ambiente natural e agricultura. Processo urbano-industrial e suas relações com o ambiente natural: o meio ambiente urbano. Recursos naturais e energéticos e sua relação com a atividade industrial no Brasil e no mundo.

1.4 História

Este programa de História oferece aos estudantes uma seqüência de conteúdos necessários à preparação do participante para o PASES 1. Essa seqüência apresenta diretrizes para o estudo e análise da História das sociedades humanas no tempo, entre a Antigüidade Ocidental e o início da Era Moderna. Espera-se que o participante analise e interprete criticamente os fenômenos históricos, por meio da identificação de semelhanças e diferenças entre os mais diversos contextos. Para tanto, o participante deverá conhecer os fundamentos teóricos básicos da História que dão sentido aos seguintes conteúdos:

•  Antigüidade Ocidental –  Grécia e Roma: economia, sociedade, política, filosofia, artes e mitologia. A democracia e a Polis grega. Helenismo. A crise do escravismo e o fim do mundo antigo.

•  Idade Média –  Feudalismo: Organização Política e Econômica. A Sociedade das Três Ordens. O Campo e a Cidade. A Igreja Católica Medieval. Império Bizantino e Mundo Islâmico. Crise do Feudalismo e as Origens do Capitalismo

•  Construção do Mundo Moderno  – Humanismo e Renascimento. A Revolução Científica do Século XVII. Reformas Religiosas. A Revolução Inglesa. Formação dos Estados Modernos. Absolutismo, Mercantilismo e Expansão Marítima e Comercial. A Sociedade de Corte.

•  Colonização da América –  Os Povos Pré-Colombianos. Conquista e Formação dos Impérios Coloniais. Exploração Colonial: Formas de Trabalho e de Produção Econômica. Organização Política e Administrativa. Encontro de Culturas, Aculturação e Resistência.

1.5 Língua Inglesa

O participante deverá demonstrar habilidade para compreender textos de natureza diversa e de nível básico sobre temas gerais escritos em linguagem padrão e de uso freqüente. As questões sobre interpretação, vocabulário e gramática serão extraídas de um texto, para que o aluno possa, através do contexto, melhor entender e resolver as questões. O programa apresentado deverá, então, contribuir para que o participante se mostre apto a identificar as idéias principais do texto e aspectos gramaticais.

Tópicos Gramaticais :

•  Definite and Indefinite Articles. Verb To Be (present and past). Personal Pronouns. There is/There are. Demonstrative Pronouns. Plural of Nouns. Interrogative words (who, what, where, when). Have/Have Got.

•  Simple present. Interrogative words (how often/how long/why). Possessive Adjectives and Possessive Pronouns. Genitive case.

•  Present continuous. Object Pronouns. Ordinals and Cardinals. Also, too, either, neither.

•  Linking verbs.

•  Countable and uncountable nouns. Noun quantifiers: much, many, little, few, a little, a few, a lot of, lots of, plenty of, a great deal of.

•  Simple past. Regular and irregular verbs. Prepositions of time.

•  Comparative and Superlative forms

OBS.: Paralelamente às estruturas citadas, serão desenvolvidos os seguintes pontos de acordo com o nível de cada série: sufixos, prefixos, conjunções e preposições, vocabulário e função gramatical das palavras.

1.6 Língua Portuguesa e Literatura

O participante deverá demonstrar compreensão de leitura, relacionando-a com a organização dos elementos lingüísticos; habilidade de ordenar e expor idéias para tanto, será privilegiada a gramática do uso.

•  Conhecimentos Lingüísticos – Relação oralidade e escrita. Variedades do Português (uso formal e informal). Relacionamento de palavras, expressões ou estruturas oracionais a outras de sentido oposto, análogo ou equivalente. Aspectos morfossintáticos e semânticos da língua. Uso dos processos de formação de palavras no significado dos vocábulos. Compreensão do sentido nas relações morfossintáticas entre termos, orações e partes do texto. Mecanismos de coesão textual.

•  Compreensão de textos – Procurar-se-á avaliar a capacidade de o participante compreender adequadamente enunciados da língua, indagando-se sobre o sentido das palavras, expressões ou estruturas frasais, bem como sobre o significado global dos períodos, dos parágrafos e do texto. Neste último caso, é importante levar em conta a organização textual.

•  Produção de textos – Procurar-se-á avaliar a habilidade de o participante produzir os seguintes gêneros discursivos: notícias e artigos de opinião, relatos de experiência, cartas.

Leitura das seguintes obras:

•  Lucíola, José de Alencar – qualquer edição.

•  O mistério da Casa Verde, Moacir Scliar – Ática.

•  A Carta de Pero Vaz de Caminha – L & PM.

A Redação deve:

•  ater-se ao tema e ao gênero discursivo e, ou, textual proposto;

•  apresentar-se como um texto coeso e coerente;

•  conter um mínimo de 20 e um máximo de 25 linhas, em grafia legível.

1.7 Matemática

O participante deve demonstrar conhecimentos que lhe permitam:

- a utilização sistemática do raciocínio lógico dedutivo para chegar a conclusões ou resultados, a partir de proposições ou dados numéricos;

- o uso dos principais conceitos matemáticos, axiomas e teoremas.

•  Conjuntos – Representação de um conjunto. Relações de pertinência e inclusão. Igualdade de conjuntos. Subconjuntos. Conjunto universo. Conjunto das partes de um conjunto. Operações com conjuntos: união, interseção, diferença e complementar. Produto cartesiano. Diagrama de Venn. Número de elementos de um conjunto. Resolução de problemas.

•  Conjuntos Numéricos – Números naturais e inteiros: operações fundamentais, critérios de divisibilidade, máximo divisor comum, mínimo múltiplo comum, decomposição em fatores primos. Números racionais: representação decimal dos números racionais (exata e periódica). Números irracionais. Números reais: operações fundamentais, potenciação e radiciação, relação de ordem, representação geométrica dos números reais, valor absoluto, intervalos.

•  Noções de Matemática Financeira – Razões e proporções. Números e grandezas proporcionais. Regra de três simples e composta. Porcentagens. Juros simples e compostos.

•  Unidades de Medidas – Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa ângulo e tempo. Transformações das unidades de medidas.

•  Cálculo Algébrico – Operações com expressões algébricas. Produtos notáveis. Cálculo de potências e de radicais. Expoentes negativos e fracionários.

•  Geometria Plana – Conceitos básicos. Paralelismo e perpendicularismo. Semelhança e congruência de figuras planas. Triângulos e polígonos. Circunferência e círculo. Relações métricas em triângulos, círculos e polígonos regulares. Área de polígonos. Área do círculo e de figuras circulares.

•  Funções – Conceito de função. Domínio, contradomínio, imagem. Gráfico de função. Composição de funções. Funções injetoras, sobrejetoras e bijetoras. Funções crescentes e decrescentes. Função inversa. Função definida por várias sentenças.

•  Função do 1 o Grau – Função linear e função afim. Gráfico. Determinação de uma função a partir de seu gráfico. Estudo do sinal. Zeros. Conjunto Imagem. Crescimento e decrescimento. Sistemas de inequações. Inequações produto e inequações quociente.

•  Função do 2 o Grau – Definição. Gráfico. Zeros. Estudo do vértice da parábola: coordenadas do vértice, conjunto imagem, valor máximo ou valor mínimo, intervalos de crescimento ou decrescimento. Estudo do sinal da função quadrática. Relações de Girard. Sinais das raízes da equação do 2 o grau. Inequações do 2 o grau. Sistemas de inequações. Inequações produto e inequações quociente. Equações biquadradas.

•  Função Modular – Definição. Gráfico. Equações e inequações modulares. Equações e inequações irracionais. Sistema de inequações. Inequações produto e inequações quociente.

•  Função Exponencial – Definição e propriedades. Gráfico. Crescimento e decrescimento. Equações e inequações exponenciais.

•  Função Logarítmica – Definição e propriedades. Gráfico. Crescimento e decrescimento. Equações e inequações logarítmicas.

•  Trigonometria – Seno, cosseno, tangente, cotangente, secante e cossecante. Relações fundamentais. Relações trigonométricas em um triângulo retângulo. Relações trigonométricas em um triângulo qualquer.

•  Noções de Estatística – Ler e interpretar gráficos de segmentos, de barras, de setores.

1.8 Química

O participante deverá revelar conhecimentos básicos de Química, considerando as noções fundamentais para a compreensão futura das leis, mecanismos e aplicações em ciências afins. Exige-se, portanto, conhecimento da codificação e do uso da linguagem química e da aplicação das leis e dos conceitos fundamentais, sem preocupação exagerada com a memorização de fórmulas, cujos significados e ação o participante deverá ser capaz de reconhecer através de estruturas e reações. Deverá revelar também capacidade para empregar o método científico e reconhecer a importância da experimentação no estudo dos fenômenos químicos.

•  Aspectos Macroscópicos da Matéria – Estados físicos da matéria. Mudança de estado. Substâncias e materiais. Processos de separação e critérios de pureza. Densidade.

•  Átomos e Moléculas – Constituição do átomo: prótons, nêutrons e elétrons. Elementos químicos. Número atômico, número de massa e isotopia. Massas atômica e molecular.

•  Classificação e Propriedades Periódicas dos Elementos – Distribuição eletrônica em níveis de energia. Periodicidade das propriedades químicas dos elementos. Famílias dos elementos. Raio atômico. Eletronegatividade. Potencial de ionização. Tabela periódica.

•  Ligação Química – Regra de octeto. Valência e número de oxidação. Tipos de ligação: metálica, iônica, covalente polar e apolar. Compostos iônicos, moleculares polares e apolares. Fórmulas moleculares, estruturais e eletrônicas.

•  Funções da Química Inorgânica – Óxidos, ácidos, hidróxidos e sais: notação, nomenclatura e reações.

•  Reações Químicas – Transformações químicas e sua representação simbólica. Lei da conservação da matéria. Balanceamento de equações químicas.

g) Quantidade de Matéria – Mol. Massa molar. Constante de Avogrado. Determinação de fórmulas mínima e molecular.

 

 
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