Inscriηυes dos Processos Seletivos

PROGRAMA DAS MATÉRIAS

1 – PROGRAMA DAS MATÉRIAS PARA PASES 2ª ETAPA

1.1 Biologia

A prova visa avaliar conhecimentos básicos de Biologia. O participante deverá ser capaz de interpretar textos, gráficos e tabelas, utilizando-os na resolução dos problemas propostos. Dar-se-á ênfase a questões que permitam avaliar suas habilidades intelectuais, reduzindo-se ao mínimo o conhecimento da terminologia especializada e de pormenores estruturais ou bioquímicos. Poderão, ainda, ser abordados temas relevantes dentro das ciências biológicas que tenham sido destacados pela mídia, mesmo que não constem nos livros didáticos, e façam parte dos conteúdos programáticos dos respectivos períodos do Ensino Médio.

•  Características Gerais da Célula – Noções de bioquímica celular. Estrutura e função dos componentes citoplasmáticos e nucleares. Ciclo celular: mitose e meiose. Metabolismo energético. Diversidade celular.

•  Características Gerais dos Tecidos – Classificação, estrutura e função dos diversos tecidos animal e vegetal.

•  Características Gerais da Reprodução e do Desenvolvimento – Aparelho reprodutor, gametogênese, reprodução e fecundação de animais e vegetais. Tipos de ovos, segmentação e desenvolvimento embrionário. Tipo e função de anexos embrionários.

•  Características dos Seres Vivos –  Regras básicas de classificação e nomenclatura. Diversidade e características gerais de vírus, moneras, protistas, fungos, plantas e animais. Aspectos anatômicos e fisiológicos dos seres vivos.

•  Saúde e Saneamento – Principais doenças carenciais, infectocontagiosas e parasitárias do Brasil. Aspectos biológicos, preventivos e de controle.

1.2 Física

A prova tem como finalidade avaliar os conhecimentos básicos acerca das leis fundamentais da Física. O participante deverá demonstrar capacidade para responder questões, solucionar problemas e interpretar gráfica e analiticamente alguns fenômenos físicos normalmente verificados em laboratórios de Física básica e no cotidiano, relacionando-os com aplicações práticas.

a) Medidas, Gráficos e Vetores  – Algarismos significativos. Unidades de medida. Notação científica. Operações com vetores. Funções e gráficos.

b) Cinemática – Trajetória. Deslocamento. Velocidade. Aceleração. Movimento retilíneo uniforme. Movimento retilíneo uniformemente variado. Movimento circular uniforme. Queda livre. Movimento de projéteis. Movimento relativo.

c) Dinâmica da Partícula – Primeira, segunda e terceira lei de Newton. Equilíbrio. Massa e peso. Força de atrito. Força centrípeta. Gravitação universal.

d) Trabalho e Energia – Trabalho, potência e energia. Conservação e dissipação da energia mecânica.

e) Quantidade de Movimento  – Impulso e quantidade de movimento. Conservação da quantidade de movimento. Colisões.

f) Hidrostática – Pressão. Densidade. Empuxo. Princípio de Pascal. Princípio de Arquimedes.

g) Temperatura – Temperatura, equilíbrio térmico e escalas termométricas. Dilatação dos sólidos e dos líquidos.

h) Calor – Equação de estado de um gás ideal. Transformações de um gás ideal. O calor como forma de energia. Calor específico. Transferência de calor por condução, convecção e radiação. Mudanças de fase. Diagrama de fase.

i) Leis da Termodinâmica e Teoria Cinética dos Gases – Energia interna e primeira lei da Termodinâmica. Segunda lei da Termodinâmica. O ciclo de Carnot. Teoria cinética dos gases.

j) Movimento Ondulatório  – Movimento harmônico simples. Pulsos e ondas. Ondas sonoras. Ondas estacionárias. Efeito Doppler.

k) Ótica – Ótica geométrica. Reflexão, refração, interferência, difração e polarização.


1.3 Geografia

O participante deverá demonstrar conhecimento da organização do espaço mundial e do espaço brasileiro e suas inter-relações, interpretar mapas, gráficos, dados estatísticos e textos geográficos, bem como analisar fatos e processos no contexto geográfico. O estudo do programa proposto deverá também contribuir para que o participante desenvolva hábito de leitura e análise crítica.

•  A Geografia Como Ciência do Espaço – Conceitos básicos; território, lugar, paisagem e região. A produção do espaço geográfico.

•  Representação do Espaço Geográfico –  Técnicas cartográficas; escalas, fusos horários, coordenadas geográficas; projeções cartográficas. Os mapas e as visões de mundo. Movimentos da Terra, estações do ano.

•  Espaço Geográfico e Dinâmica Ambiental  – O planeta Terra: estrutura; dinâmica interna e externa; tectônica global e suas relações com o relevo e com a ocorrência de recursos minerais. Processos geomorfológicos e formas de relevo. Geologia e geomorfologia do Brasil. A dinâmica atmosférica: fenômenos meteorológicos e climáticos e sua relação com as atividades socioeconômicas. Hidrografia e recursos hídricos: distribuição, disponibilidade, usos e degradação. Biosfera: solos, vegetação e fauna; As grandes paisagens naturais do globo. Principais paisagens do Brasil.

•  Espaço Geográfico e Dinâmica Socioeconômica  – Espaço industrial: tipos de indústrias, fatores locacionais, diferentes formas de industrialização no mundo. A revolução científico-tecnológica e suas implicações nos processos de industrialização. Divisão Internacional do Trabalho; industrialização e urbanização. O espaço urbano: o processo de urbanização nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos, redes urbanas, metropolização, problemas urbanos, exclusão social, relação campo-cidade. Espaço Rural: agricultura, crescimento econômico e desigualdades. Condicionantes naturais da produção agrícola. Agricultura e meio ambiente: sustentabilidade x produtividade. A diversidade na organização do espaço rural. Movimentos sociais no campo. Agricultura nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Modernização da agricultura: complexos agroindustriais, expansão da fronteira agrícola no Brasil, o modelo agroexportador brasileiro, estrutura fundiária brasileira.

•  População – Os contrastes populacionais existentes no espaço mundial: contrastes na distribuição espacial da população, no crescimento demográfico e na distribuição de renda. O contraste Norte-Sul: desenvolvimento x subdesenvolvimento. A estrutura da população nos países ricos e nos países pobres. Principais fluxos migratórios na atualidade no mundo e no Brasil. Políticas de controle da natalidade, teorias demográficas, indicadores socioeconômicos, PEA, desemprego, subemprego. Aspectos socioculturais: consumo, religião.

•  Processo de Globalização e Fragmentação – Fluxos de produtos, capitais, serviços e informações. Blocos econômicos, conflito centro-periferia, movimentos regionalistas no mundo. A questão ambiental no mundo. Administração de áreas em comum (Antártida e oceanos) e de interesses comuns (paz, segurança, desenvolvimento, meio ambiente). Crises econômicas e sociais nos países periféricos. O Brasil no contexto da globalização.

1.4 História

Este programa de História oferece aos estudantes uma seqüência de conteúdos necessários à preparação do participante para o PASES 2. Essa seqüência apresenta diretrizes para o estudo e a análise da História das sociedades humanas no tempo, desde a colonização da América até o final do século XIX. Espera-se que o participante analise e interprete criticamente os fenômenos históricos, por meio da identificação de semelhanças e diferenças entre os mais diversos contextos. Para tanto, o participante deverá conhecer os fundamentos teóricos básicos da História que dão sentido aos seguintes conteúdos:

•  Antigüidade Ocidental – Grécia e Roma: economia, sociedade, política, filosofia, artes e mitologia. A democracia e a Polis grega. Helenismo. A crise do escravismo e o fim do mundo antigo.

•  Idade Média –  Feudalismo: Organização Política e Econômica. A Sociedade das Três Ordens. O Campo e a Cidade. A Igreja Católica Medieval. Império Bizantino e Mundo Islâmico. Crise do Feudalismo e as Origens do Capitalismo

•  Construção do Mundo Moderno –  Humanismo e Renascimento. A Revolução Científica do Século XVII. Reformas Religiosas. A Revolução Inglesa. Formação dos Estados Modernos. Absolutismo, Mercantilismo e Expansão Marítima e Comercial. A Sociedade de Corte.

•  Colonização da América –  Os Povos Pré-Colombianos. Conquista e Formação dos Impérios Coloniais. Exploração Colonial: Formas de Trabalho e de Produção Econômica. Organização Política e Administrativa. Encontro de Culturas, Aculturação e Resistência.

•  Formação do Mundo Contemporâneo –  A Crise do Antigo Regime. Iluminismo. Liberalismo. Revolução Francesa. Revolução Industrial. A Cultura Burguesa e a Idéia de Progresso.

•  Construção dos Estados Nacionais nas Américas –  A Crise do Sistema Colonial. Emancipação Política das Colônias Espanholas, Portuguesas, Inglesas e Francesas. A Doutrina Monroe e a Expansão Territorial dos Estados Unidos. Caudilhismo e Militarismo na América Hispânica.

•  O Brasil no Século XIX –  Estruturação da Ordem Monárquica. A Interiorização da Metrópole e a Construção do Estado Nacional. Rebeliões Regenciais e Movimentos de Contestação Social e Política. A Expansão da Lavoura Cafeeira e a Consolidação das Elites Rurais. A Abolição do Tráfico Negreiro e a Crise da Ordem Escravista. Os Conflitos do Prata e a Guerra do Paraguai. Identidade Nacional, Literatura, Artes e História. A Crise da Ordem Monárquica.

•  Consolidação e Expansão da Ordem Burguesa –  As revoluções liberais. Unificação Italiana e Alemã. Guerra Civil Americana. Imperialismo e Neocolonialismo. Formas de Contestação da Ordem Burguesa: Movimentos Operários, Socialismo, Comunismo e Anarquismo.

1.5 Língua Inglesa

O participante deverá demonstrar habilidade para compreender textos de natureza diversa e de nível básico sobre temas gerais escritos em linguagem padrão e de uso freqüente. As questões sobre interpretação, vocabulário e gramática serão extraídas de um texto para que o aluno possa, através do contexto, melhor entender e resolver as questões. O programa apresentado deverá, então, contribuir para que o participante se mostre apto a identificar as idéias principais do texto e aspectos gramaticais.

Tópicos Gramaticais

•  Definite and Indefinite Articles. Verb To Be (present and past). Personal Pronouns. There is/There are. Demonstrative Pronouns. Plural of Nouns. Interrogative words (who, what, where, when). Have/Have Got.

•  Simple present. Interrogative words (how often/how long/why). Possessive Adjectives and Pronouns. Genitive case.

•  Present continuous. Object Pronouns. Ordinals and Cardinals. Also, too, either, neither.

•  Linking verbs.

•  Countable and uncountable nouns. Noun quantifiers: much, many, little, few, a little, a few, a lot of, lots of, plenty of, a great deal of.

•  Simple past. Regular and irregular verbs. Prepositions of time.

•  Past continuous. When/while.

•  Simple past x past continuous.

•  Comparative and superlative forms.

•  Future forms: going to x will. Imperative. Prepositions of place.

•  Reflexive pronouns. Indefinite pronouns. Relative pronouns.

•  Present perfect simple.

•  Past perfect simple.

OBS.: Paralelamente às estruturas citadas, serão desenvolvidos os seguintes pontos de acordo com o nível de cada série: sufixos, prefixos, conjunções e preposições, vocabulário e função gramatical das palavras.


1.6 Língua Portuguesa e Literatura

O participante deverá demonstrar compreensão de leitura, relacionando-a com a organização dos elementos lingüísticos; habilidade de ordenar e expor idéias. Para tanto, será privilegiada a gramática do uso.

•  Conhecimentos Lingüísticos –  Relação oralidade e escrita. Variedades do Português (uso formal e informal). Relacionamento de palavras, expressões ou estruturas oracionais a outras de sentido oposto, análogo ou equivalente. Aspectos morfossintáticos e semânticos da língua. Uso dos processos de formação de palavras no significado dos vocábulos. Emprego funcional das classes de palavras. Concordância nominal e verbal. Compreensão do sentido nas relações morfossintáticas entre termos, orações e partes do texto. Mecanismos de coesão textual.

•  Compreensão de textos –  Procurar-se-á avaliar a capacidade de o participante compreender adequadamente enunciados da língua, indagando-se sobre o sentido das palavras, expressões ou estruturas frasais, bem como sobre o significado global dos períodos, dos parágrafos e do texto. Neste último caso, é importante levar em conta a organização textual.

•  Produção de textos –  Procurar-se-á avaliar a habilidade de o participante produzir os seguintes gêneros discursivos: notícias e artigos de opinião, relatos de experiência, cartas, e textos de opinião.

Leitura das seguintes obras:

•  Memórias de um sargento de milícias, Manuel Antônio de Almeida – qualquer edição.

•  Várias histórias, Machado de Assis – Martin-Claret.

•  A lira dos vinte anos , Álvares de Azevedo – LPM .

A Redação deve:

•  ater-se ao tema e ao gênero discursivo e, ou, textual proposto;

•  apresentar-se como um texto coeso e coerente;

•  conter um mínimo de 20 e um máximo de 25 linhas, em grafia legível.

1.7 Matemática

O participante deverá demonstrar conhecimentos que lhe permitam:

- a utilização sistemática do raciocínio lógico dedutivo para chegar a conclusões ou resultados, a partir de proposições ou dados numéricos;

- o uso dos principais conceitos matemáticos, axiomas e teoremas.

•  Conjuntos – Representação de um conjunto. Relações de pertinência e inclusão. Igualdade de conjuntos. Subconjuntos. Conjunto universo. Conjunto das partes de um conjunto. Operações com conjuntos: união, interseção, diferença e complementar. Produto cartesiano. Diagrama de Venn. Número de elementos de um conjunto. Resolução de problemas.

•  Conjuntos Numéricos – Números naturais e inteiros: operações fundamentais, critérios de divisibilidade, máximo divisor comum, mínimo múltiplo comum, decomposição em fatores primos. Números racionais: representação decimal dos números racionais (exata e periódica). Números irracionais. Números reais: operações fundamentais, potenciação e radiciação, relação de ordem, representação geométrica dos números reais, valor absoluto, intervalos.

•  Noções de Matemática Financeira – Razões e proporções. Números e grandezas proporcionais. Regra de três simples e composta. Porcentagens. Juros simples e compostos.

•  Unidades de Medidas – Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa, ângulo e tempo. Transformações das unidades de medidas.

•  Cálculo Algébrico – Operações com expressões algébricas. Produtos notáveis. Cálculo de potências e de radicais. Expoentes negativos e fracionários.

•  Geometria Plana – Conceitos básicos. Paralelismo e perpendicularismo. Semelhança e congruência de figuras planas. Triângulos e polígonos. Circunferência e círculo. Relações métricas em triângulos, círculos e polígonos regulares. Área de polígonos. Área do círculo e de figuras circulares.

•  Geometria no Espaço – Conceitos primitivos e postulados fundamentais. Determinação do plano. Paralelismo e perpendicularismo: retas paralelas, reta e plano paralelos, planos paralelos, reta e plano perpendiculares. Retas perpendiculares, ortogonais e reversas. Planos perpendiculares. Projeção ortogonal. Distâncias. Estudo e cálculo de áreas e volumes dos sólidos: prisma, pirâmide, cilindro, cone (e respectivos troncos) e esfera. Princípio de Cavalieri. Poliedros.

•  Análise Combinatória e Probabilidade – Cálculo combinatório: arranjos, combinações, permutações, simples e com repetição. Binômio de Newton. Probabilidade: conceitos básicos, probabilidade da união de eventos, independência de eventos e probabilidade condicional.

•  Matrizes, determinantes e Sistemas Lineares – Conceito de matriz, igualdade, adição e multiplicação de matrizes, multiplicação de matriz por um número real. Matrizes especiais: diagonais, simétricas, anti-simétricas. Transposição e inversão de matrizes. Principais propriedades de determinantes. Discussão e resolução de sistemas de equações lineares. Regra de Cramer.

•  Progressões – Seqüências. Progressões aritméticas. Progressões geométricas.

•  Funções – Conceito de função. Domínio, contradomínio, imagem. Gráfico de função. Composição de funções. Funções injetoras, sobrejetoras e bijetoras. Funções crescentes e decrescentes. Função inversa. Função definida por várias sentenças.

•  Função do 1 o Grau – Função linear e função afim. Gráfico. Determinação de uma função a partir de seu gráfico. Estudo do sinal. Zeros. Conjunto Imagem. Crescimento e decrescimento. Sistemas de inequações. Inequações produto e inequações quociente.

•  Função do 2 o Grau – Definição. Gráfico. Zeros. Estudo do vértice da parábola: coordenadas do vértice, conjunto imagem, valor máximo ou valor mínimo, intervalos de crescimento ou decrescimento. Estudo do sinal da função quadrática. Relações de Girard. Sinais das raízes da equação do 2 o grau. Inequações do 2 o grau. Sistemas de inequações. Inequações produto e inequações quociente. Equações biquadradas.

•  Função Modular – Definição. Gráfico. Equações e inequações modulares. Equações e inequações irracionais. Sistema de inequações. Inequações produto e inequações quociente.

•  Função Exponencial – Definição e propriedades. Gráfico. Crescimento e decrescimento. Equações e inequações exponenciais.

•  Função Logarítmica – Definição e propriedades. Gráfico. Crescimento e decrescimento. Equações e inequações logarítmicas.

•  Trigonometria – Seno, cosseno, tangente, cotangente, secante e cossecante. Relações fundamentais. Relações trigonométricas em um triângulo retângulo. Relações trigonométricas em um triângulo qualquer. Funções circulares: funções seno, cosseno, tangente, cotangente, secante e cossecante. Redução ao primeiro quadrante. Relações trigonométricas. Equações e inequações trigonométricas.

•  Noções de Estatística – Leitura e interpretação de gráficos de segmentos, de barras, de setores.

1.8 Química

O participante deverá revelar conhecimentos básicos de Química, considerando as noções fundamentais para a compreensão futura das leis, mecanismos e aplicações em ciências afins. Exige-se, portanto, conhecimento da codificação e do uso da linguagem química e da aplicação das leis e dos conceitos fundamentais, sem preocupação exagerada com a memorização de fórmulas, cujos significado e ação o participante deverá ser capaz de reconhecer através de estruturas e reações. Deverá revelar também capacidade para empregar o método científico e reconhecer a importância da experimentação no estudo dos fenômenos químicos.

•  Aspectos Macroscópicos da Matéria – Estados físicos da matéria. Mudança de estado. Substâncias e materiais. Processos de separação e critérios de pureza. Densidade.

•  Átomos e Moléculas – Constituição do átomo: prótons, nêutrons e elétrons. Elementos químicos. Número atômico, número de massa e isotopia. Massas atômica e molecular.

•  Classificação e Propriedades Periódicas dos Elementos – Distribuição eletrônica em níveis de energia. Periodicidade das propriedades químicas dos elementos. Famílias dos elementos. Raio atômico. Eletronegatividade. Potencial de ionização. Tabela periódica.

•  Ligação Química – Regra de octeto. Valência e número de oxidação. Tipos de ligação: metálica, iônica, covalente polar e apolar. Compostos iônicos, moleculares polares e apolares. Fórmulas moleculares, estruturais e eletrônicas.

•  Funções da Química Inorgânica – Óxidos, ácidos, hidróxidos e sais: notação, nomenclatura e reações.

•  Reações Químicas – Transformações químicas e sua representação simbólica. Lei da conservação da matéria. Balanceamento de equações químicas.

•  Quantidade de Matéria – Mol. Massa molar. Constante de Avogrado. Determinação de fórmulas mínima e molecular.

•  Cálculos Estequiométricos – Estequiometria envolvendo reações químicas, pureza dos reagentes e rendimento das reações.

•  Gases – Estudo das relações entre variáveis de estado (pressão, volume, temperatura e quantidade de matéria). Lei dos gases ideais e sua aplicação. Volume molar.

•  Soluções – Conceito e classificação. Solubilidade. Unidades de concentração (mol L -1 e percentagens). Noções de volumetria.

•  Termoquímica – Reações endotérmicas e exotérmicas. Calor (entalpia) de reações. Equações termoquímicas. Diagramas de variação de entalpia. Calor (entalpia) de formação. Cálculos de calores (entalpia) de reação. Lei de Hess.

•  Cinética Química – Conceito de velocidade de reações químicas e fatores que a influenciam. Catálise e energia de ativação. Diagramas de energia.

•  Equilíbrio Químico – Aspectos macroscópicos. Natureza dinâmica do equilíbrio. Fatores de influência. Lei de ação das massas. Constantes de equilíbrio. Princípio de Le Chatelier. Equilíbrio em soluções saturadas (produto de solubilidade). Produto iônico da água. Equilíbrio ácido-base. Conceito de pH.

•  Eletroquímica – Conceitos de oxidação e redução. Pilhas e eletrólise.

•  Radioatividade – Radiações nucleares. Isótopos radioativos. Fusão e fissão nucleares. Implicações econômicas, sociais e políticas da exploração da energia nuclear.

 

 
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