Inscriηυes dos Processos Seletivos

PROGRAMA DAS MATÉRIAS

1 – Programa das Matérias para o vestibular 2007

1.1 Biologia

A prova visa avaliar os conhecimentos básicos de Biologia. O candidato deverá ser capaz de interpretar textos, gráficos e tabelas, utilizando-os na resolução dos problemas propostos. Dar-se-á ênfase às questões que permitam avaliar suas habilidades intelectuais, reduzindo-se ao mínimo o conhecimento da terminologia especializada e de pormenores estruturais ou bioquímicos. Poderão, ainda, ser abordados temas relevantes dentro das ciências biológicas que tenham sido destacados pela mídia, mesmo que não constem nos livros didáticos, mas que fazem parte dos conteúdos programáticos dos respectivos períodos do ensino médio.

•  Características Gerais da Célula – Noções de bioquímica celular. Estrutura e função dos componentes citoplasmáticos e nucleares. Ciclo celular: mitose e meiose. Metabolismo energético. Diversidade celular.

•  Características Gerais dos Tecidos – Classificação, estrutura e função dos diversos tecidos animal e vegetal.

•  Características Gerais da Reprodução e do Desenvolvimento – Aparelho reprodutor, gametogênese, reprodução e fecundação de animais e vegetais. Tipos de ovos, segmentação e desenvolvimento embrionário. Tipo e função de anexos embrionários.

•  Diversidade e Classificação dos Seres Vivos – Regras básicas de classificação e nomenclatura. Características gerais de vírus, moneras, protistas, fungos, plantas e animais. Aspectos anatômicos e fisiológicos dos seres vivos.

•  Saúde e Saneamento – Principais doenças carenciais, infectocontagiosas e parasitárias do Brasil. Aspectos biológicos, preventivos e de controle.

•  Genética – Herança e meio ambiente, as leis de Mendel, noções de probabilidade, alelos múltiplos, herança do sexo, interação gênica, ligação e mapeamento genético, mutação e variabilidade. Noções de engenharia genética.

•  Evolução – Origem da vida: principais hipóteses. Principais teorias da evolução. Mecanismos evolutivos e de especialização. Evidências da evolução. Princípios básicos de genética de populações.

•  Ecologia – Ecossistemas: componentes, inter-relações e sucessão ecológica. Grandes ecossistemas brasileiros. Transferência de matéria e energia. Ciclos biogeoquímicos. Características de populações e comunidades. Desequilíbrio ecológico: causas e conseqüências.

1.2 Física

A prova tem como finalidade avaliar os conhecimentos básicos de Física. O candidato deverá demonstrar capacidade para responder questões, solucionar problemas, interpretar gráfica e analiticamente alguns fenômenos e relacioná-los com aplicações práticas, presentes no cotidiano. O candidato deverá estar apto a interpretar e analisar esquemas de montagens normalmente utilizados em laboratórios de Física básica, bem como medidas, dados e tabelas que demonstrem as relações entre as grandezas físicas para a comprovação das leis da Física.

•  Medidas e Gráficos – Algarismos significativos. Unidades e Medida. Notação científica. Grandezas vetoriais e escalares. Operações com vetores. Relacionamento gráfico entre grandezas físicas.

•  Cinemática – Trajetória. Deslocamento. Velocidade. Aceleração. Movimento retilíneo uniforme. Movimento retilíneo uniformemente variado. Movimento circular uniforme. Queda livre. Movimento de projéteis. Movimento relativo.

•  Mecânica – Equilíbrio de uma partícula. Equilíbrio de um corpo rígido. Leis de Newton. Movimento em uma ou duas dimensões. Gravitação universal. Trabalho, potência e energia. Conservação e dissipação da energia mecânica. Impulso e quantidade de movimento. Conservação da quantidade de movimento. Colisões. Hidrostática: leis de Stevin, princípios de Pascal e Arquimedes.

•  Calor e Temperatura – Temperatura; equilíbrio térmico; escalas termométricas; dilatação dos sólidos e dos líquidos. Equação de estado de um gás ideal. Transformações de um gás ideal. O calor como forma de energia; calor específico; transferência de calor por condução, convecção e radiação. Mudanças de fase. Diagrama de fase. Energia interna e primeira lei da Termodinâmica. Segunda lei da Termodinâmica; o ciclo de Carnot. Teoria cinética dos gases.

•  Movimento Ondulatório e Ótica – Movimento harmônico simples. Pulsos e ondas. Ondas sonoras. Ondas estacionárias. Ótica geométrica. Reflexão, refração, interferência, difração e polarização. Efeito Doppler.

•  Eletricidade – Carga elétrica. Processos de eletrização e indução. Condutores e isolantes. Lei de Coulomb. Campo elétrico e linhas de força. Potencial elétrico. Capacitores. Corrente e resistência elétrica. Lei de Ohm. Força eletromotriz e circuitos.

•  Eletromagnetismo – Campo magnético. Força sobre cargas elétricas em movimento num campo magnético. Campo magnético produzido por correntes elétricas. Indução eletromagnética e força eletromotriz induzida. Leis de Faraday e Lenz. Geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Ondas eletromagnéticas.

1.3 Geografia

O candidato deverá demonstrar conhecimento da organização do espaço mundial, do espaço brasileiro e das suas inter-relações. O estudo do programa proposto deverá contribuir para que o candidato desenvolva hábitos de leitura e análise crítica, essenciais para todos aqueles que almejam ingressar num curso superior. Espera-se que o candidato seja capaz de interpretar mapas, gráficos, dados estatísticos e textos geográficos, bem como de analisar fatos e processos no contexto geográfico e redigir respostas com clareza.

•  A Geografia como Ciência do Espaço – Conceitos básicos; território, lugar, paisagem e região. A produção do espaço geográfico.

•  Representação do Espaço Geográfico – Técnicas cartográficas; escalas, fusos horários, coordenadas geográficas; projeções cartográficas. Os mapas e as visões de mundo. Movimentos da Terra, estações do ano.

•  Espaço Geográfico e Dinâmica Ambiental - O planeta Terra: estrutura; dinâmica interna e externa; tectônica global e suas relações com o relevo e com a ocorrência de recursos minerais. Processos geomorfológicos e formas de relevo. Geologia e geomorfologia do Brasil. A dinâmica atmosférica: fenômenos meteorológicos e climáticos e sua relação com as atividades socioeconômicas. Hidrografia e recursos hídricos: distribuição, disponibilidade, usos e degradação. Biosfera: solos, vegetação e fauna; As grandes paisagens naturais do globo. Principais paisagens do Brasil.

•  Espaço Geográfico e Dinâmica Socioeconômica – Espaço industrial: tipos de indústrias, fatores locacionais, diferentes formas de industrialização no mundo. A revolução científico-tecnológica e suas implicações nos processos de industrialização. Divisão Internacional do Trabalho; industrialização e urbanização. O espaço urbano: o processo de urbanização nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos, redes urbanas, metropolização, problemas urbanos, exclusão social, relação campo-cidade. Espaço Rural: agricultura, crescimento econômico e desigualdades. Condicionantes naturais da produção agrícola. Agricultura e meio ambiente: sustentabilidade x produtividade. A diversidade na organização do espaço rural. Movimentos sociais no campo. Agricultura nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Modernização da agricultura: complexos agroindustriais, expansão da fronteira agrícola no Brasil, o modelo agroexportador brasileiro, estrutura fundiária brasileira.

•  População – Os contrastes populacionais existentes no espaço mundial: contrastes na distribuição espacial da população, no crescimento demográfico e na distribuição de renda. O contraste Norte-Sul: desenvolvimento x subdesenvolvimento. A estrutura da população nos países ricos e nos países pobres. Principais fluxos migratórios na atualidade no mundo e no Brasil. Políticas de controle da natalidade, teorias demográficas, indicadores socioeconômicos, PEA, desemprego, subemprego. Aspectos socioculturais: consumo, religião.

•  Processo de Globalização e Fragmentação – Fluxos de produtos, capitais, serviços e informações. Blocos econômicos, conflito centro-periferia, movimentos regionalistas no mundo. A questão ambiental no mundo. Administração de áreas em comum (Antártida e oceanos) e de interesses comuns (paz, segurança, desenvolvimento, meio ambiente). Crises econômicas e sociais nos países periféricos.

•  Geografia do Brasil – O Brasil no contexto da globalização. O s processos de industrialização e urbanização: O papel do Estado e do capital estrangeiro; concentração espacial e financeira da atividade industrial. As fontes de energia. As redes urbanas e o processo de metropolização. O espaço agrário: a modernização brasileira e as alterações na produção agrícola, na estrutura fundiária e nas relações de trabalho. A dinâmica das fronteiras agrícolas. Transportes, fluxos e a organização do espaço: a densidade das redes rodoviária e ferroviária; a política rodoviarista; os transportes e a integração do espaço nacional. População: crescimento demográfico, distribuição e estrutura da população e as migrações internas. Espaço natural brasileiro: a estrutura geológica e sua relação com as riquezas minerais. O relevo e sua influência na ocupação humana; paisagens naturais do Brasil; a modernização do país e o impacto sobre o meio ambiente. Os contrastes regionais e as divisões regionais do Brasil.

1.4 História

Este programa de História oferece aos estudantes uma seqüência de conteúdos necessários à preparação do candidato. Esta seqüência apresenta diretrizes para o estudo e análise da História das sociedades humanas no tempo. Espera-se que o candidato analise e interprete criticamente os fenômenos históricos, por meio da identificação de semelhanças e diferenças entre os mais diversos contextos. Para tanto, o candidato deverá conhecer os fundamentos teóricos básicos da História que dão sentido aos seguintes conteúdos:

•  Antigüidade Ocidental – Grécia e Roma: economia, sociedade, política, filosofia, artes e mitologia. A democracia e a polis grega. Helenismo. A crise do escravismo e o fim do mundo antigo.

•  Idade Média  – Feudalismo: Organização Política e Econômica. A Sociedade das Três Ordens. O Campo e a Cidade. A Igreja Católica Medieval. Império Bizantino e Mundo Islâmico. Crise do Feudalismo e as Origens do Capitalismo.

•  Construção do Mundo Moderno  – Humanismo e Renascimento. A Revolução Científica do Século XVII. Reformas Religiosas. A Revolução Inglesa. Formação dos Estados Modernos. Absolutismo, Mercantilismo e Expansão Marítima e Comercial. A Sociedade de Corte.

•  Colonização da América –  Os Povos Pré-Colombianos. Conquista e Formação dos Impérios Coloniais. Exploração Colonial: Formas de Trabalho e de Produção Econômica. Organização Política e Administrativa. Encontro de Culturas, Aculturação e Resistência.

•  Formação do Mundo Contemporâneo  – A Crise do Antigo Regime. Iluminismo. Liberalismo. Revolução Francesa. Revolução Industrial. A Cultura Burguesa e a Idéia de Progresso.

•  Construção dos Estados Nacionais nas Américas –  A Crise do Sistema Colonial. Emancipação Política das Colônias Espanholas, Portuguesas, Inglesas e Francesas. A Doutrina Monroe e a Expansão Territorial dos Estados Unidos. Caudilhismo e Militarismo na América Hispânica.

•  O Brasil no Século XIX –  Estruturação da Ordem Monárquica. A Interiorização da Metrópole e a Construção do Estado Nacional. Rebeliões Regenciais e Movimentos de Contestação Social e Política. A Expansão da Lavoura Cafeeira e a Consolidação das Elites Rurais. A Abolição do Tráfico Negreiro e a Crise da Ordem Escravista. Os Conflitos do Prata e a Guerra do Paraguai. Identidade Nacional, Literatura, Artes e História. A Crise da Ordem Monárquica.

•  Consolidação e Expansão da Ordem Burguesa –  As revoluções liberais. Unificação Italiana e Alemã. Guerra Civil Americana. Imperialismo e Neocolonialismo. Formas de Contestação da Ordem Burguesa: Movimentos Operários, Socialismo, Comunismo e Anarquismo.

•  Brasil Republicano –  O Movimento Republicano e a Queda da Monarquia. Os Militares e a República. Oligarquias, Coronelismo e a Consolidação da Ordem Republicana. Movimentos Messiânicos. Industrialização e a Questão Operária. A Belle Epoque e o Modernismo. Crise do Modelo Agrário-Exportador e Revolução de 1930. Estado Novo: Autoritarismo, Corporativismo e Direitos Sociais. Redemocratização, Populismo e Desenvolvimentismo. A Ditadura Militar e a Modernização Conservadora. A Transição Democrática.

•  Crise do Capitalismo, Guerras e Revoluções do Século XX  – Primeira Guerra Mundial. Revolução Russa. Crise de 1929. Regimes Totalitários e a Segunda Guerra Mundial. Guerra Fria. Descolonização da Ásia e África. Revoluções Socialistas no Mundo Contemporâneo. Movimentos de Contracultura. Conflitos Étnicos e Ambientalismo. Neoliberalismo e Globalização. Terrorismos e Conflitos Árabe-Israelenses. A Nova Ordem Mundial.

1.5 Língua Estrangeira: Inglês

O candidato deverá demonstrar habilidade para compreender textos de natureza diversa e de nível básico sobre temas gerais escritos em linguagem padrão e de uso freqüente. As questões sobre interpretação, vocabulário e gramática serão extraídas de um texto para que o aluno possa, através do contexto, melhor entender e resolvê-las. O programa apresentado deverá, então, contribuir para que o candidato se mostre apto a identificar as idéias principais do texto e aspectos gramaticais.

•  Tópicos Gramaticais

•  Definite and Indefinite Articles. Verb To Be (present and past). Personal Pronouns. There is/There are. Demonstrative Pronouns. Plural of Nouns. Interrogative words (who, what, where, when). Have/Have Got.

•  Simple present. Interrogative words (how often/how long/why). Possessive Adjectives and Pronouns. Genitive case.

•  Present continuous. Object Pronouns. Ordinals and Cardinals. Also, too, either, neither.

•  Countable and uncountable nouns. Noun quantifiers: much, many, little, few, a little, a few, a lot of, lots of, plenty of, a great deal of.

•  Simple past. Regular and irregular verbs. Prepositions of time.

•  Past continuous. When/while.

•  Comparative and superlative forms.

•  Future forms: going to x will. Imperative. Prepositions of place.

•  Reflexive pronouns. Indefinite pronouns. Relative pronouns.

•  Present perfect simple.

•  Past perfect simple.

•  Modal verbs.

•  Tag questions.

•  Passive voice.

•  Reported Speech.

•  Phrasal verbs.

•  Conditional (1 st , 2 nd , 3 rd ).

•  Compreensão de Texto

•  Main idea of the text/paragraphs.

•  Vocabulary: prefixes and suffixes.

•  Guessing through the context.

•  Synonyms and antonyms.

•  Cognates.

•  Logical connectors.

•  Reference.

•  Word function.

1.6 Língua Estrangeira: Francês

O conhecimento das estruturas básicas da língua francesa deverá permitir ao candidato desenvolver suas habilidades de leitura e compreensão do texto.

A aquisição dos fundamentos gramaticais tem como objetivo principal a interpretação adequada do texto, dando ênfase às informações nele contidas, aos elementos lexicais e à sua organização lógica.

Tópicos Gramaticais

•  Les déterminants:

•  Les articles : définis, indéfinis, contractés, partitifs.

•  Le déterminant adjectif : démonstratif, possessif, numéral.

•  L'interrogation, la négation.

•  L'adjectif qualificatif.

•  L'expression de la comparaison.

•  L'expression de la quantité.

•  Les pronoms.

•  La détermination spatiale et la localisation.

•  Les formes verbales et l'expression du temps:

•  Le présent, présent progressif, futur, futur proche, passé composé, imparfait, passé récent, subjonctif présent et le conditionnel présent.

1.7 Língua Portuguesa e Literatura

1.7.1 Língua Portuguesa

A prova será elaborada com base em variados gêneros discursivos e, ou, textuais, versando sobre temas de cultura geral. Nas questões de compreensão e interpretação de textos, procurar-se-á avaliar a capacidade de o candidato compreender adequadamente os enunciados da língua, indagando-se sobre o sentido das palavras, expressões ou estruturas frasais, bem como sobre o significado global dos períodos, parágrafos e texto. Neste último caso, é importante levar em conta a organização textual.

Quanto aos aspectos lingüísticos, pretende-se verificar, principalmente, a capacidade de reflexão do candidato sobre os fatos da língua, sua habilidade em depreender o valor e o funcionamento das formas lingüísticas, pelo estabelecimento de relações de oposição e semelhança entre elas, bem como a pertinência de seu uso num dado contexto.

•  Compreensão de Texto(s) –  Leitura e análise de textos. Compreensão do sentido de certos termos à luz de um dado contexto: pressuposição, inferência e polissemia. Compreensão de inter-relações de idéias. Reconhecimento de formas e estilos, relacionando-os com o significado global do texto.

•  Conhecimentos Lingüísticos –  Relação oralidade e escrita. Variedades do Português (uso formal e informal). Relacionamento de palavras, expressões ou estruturas oracionais a outras de sentido oposto, análogo ou equivalente. Aspectos morfossintáticos e semânticos da língua. Uso dos processos de formação de palavras no significado dos vocábulos. Emprego funcional das classes de palavras. Concordância nominal e verbal. Compreensão do sentido nas relações morfossintáticas entre termos, orações e partes do texto. Mecanismos de coesão textual. Regência verbal e nominal. Crase. Concordância verbal e nominal. Colocação dos termos na frase. Pontuação: ambigüidade textual. Mecanismos de coesão textual.

1.7.2 Literatura

A literatura é uma forma de representação da imaginação, das relações sociais e de um contexto histórico-cultural específico, ao mesmo tempo em que desenvolve performática e esteticamente a linguagem. Este programa de Literatura tem por objetivo avaliar o aluno em sua capacidade de leitura crítica e interpretação dos textos literários escolhidos para o vestibular da UFV. A prova exige ainda conhecimentos sobre a história da literatura por meio dos quais será possível acompanhar a evolução cronológica da literatura do povo e da cultura brasileira e observar a relação entre suas transformações e os diferentes momentos históricos: barroco, arcadismo, romantismo, realismo, naturalismo, parnasianismo, simbolismo, pré-modernismo, modernismo e literatura contemporânea.

OBRAS:

•  Libertinagem, Manuel Bandeira – Nova Fronteira

•  Antologia, Gregório de Matos – L&PM

•  São Bernardo, Graciliano Ramos – qualquer edição

•  O Monstro, Sérgio Sant'anna – Cia. das Letras.

1.8 Matemática

O candidato deve demonstrar conhecimentos que lhe permitam:

•  a utilização sistemática do raciocínio lógico dedutivo para chegar a conclusões ou resultados, a partir de proposições ou dados numéricos;

•  o uso dos principais conceitos matemáticos, axiomas e teoremas.

•  Conjuntos – Representação de um conjunto. Relações de pertinência e inclusão. Igualdade de conjuntos. Subconjuntos. Conjunto universo. Conjunto das partes de um conjunto. Operações com conjuntos: união, interseção, diferença e complementar. Produto cartesiano. Diagrama de Venn. Número de elementos de um conjunto. Resolução de problemas.

•  Conjuntos Numéricos – Números naturais e inteiros: operações fundamentais, critérios de divisibilidade, máximo divisor comum, mínimo múltiplo comum, decomposição em fatores primos. Números racionais: representação decimal dos números racionais (exata e periódica). Números irracionais. Números reais: operações fundamentais, potenciação e radiciação, relação de ordem, representação geométrica dos números reais, valor absoluto, intervalos. Números complexos: igualdade, forma binomial, operações fundamentais, complexo conjugado, módulo, potência de números complexos, forma polar, raízes n-ésimas de números complexos, representação geométrica dos números complexos.

•  Noções de Matemática Financeira – Razões e proporções. Números e grandezas proporcionais. Regra de três simples e composta. Porcentagens. Juros simples e compostos.

•  Unidades de Medidas – Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa, ângulo e tempo. Transformações das unidades de medidas.

•  Cálculo Algébrico – Operações com expressões algébricas. Produtos notáveis. Cálculo de potências e de radicais. Expoentes negativos e fracionários.

•  Polinômios – Definição. Igualdade de polinômios. Zeros ou raízes de polinômios. Operações: adição, multiplicação e divisão. Teorema do Resto. Algoritmo de Briot-Ruffini. Decomposição de um polinômio em fatores de 1 o grau. Equações polinomiais: relações de Girard, raízes complexas, raízes racionais.

•  Geometria Plana – Conceitos básicos. Paralelismo e perpendicularismo. Semelhança e congruência de figuras planas. Triângulos e polígonos. Circunferência e círculo. Relações métricas em triângulos, círculos e polígonos regulares. Área de polígonos. Área do círculo e de figuras circulares.

•  Geometria no Espaço – Conceitos primitivos e postulados fundamentais. Determinação do plano. Paralelismo e perpendicularismo: retas paralelas, reta e planos paralelos, planos paralelos, reta e plano perpendiculares. Retas perpendiculares, ortogonais e reversas. Planos perpendiculares. Projeção ortogonal. Distâncias. Estudo e cálculo de áreas e volumes dos sólidos: prisma, pirâmide, cilindro, cone (e respectivos troncos) e esfera. Princípio de Cavalieri. Poliedros.

•  Geometria Analítica – Coordenadas cartesianas no plano. Distância entre dois pontos. As equações da reta. Posições relativas de retas. Ângulo entre duas retas. Distância de um ponto a uma reta. Área de um triângulo. Semiplanos definidos por inequações lineares. Perpendicularismo. Circunferência. Posições relativas de pontos, retas e circunferências. Seções cônicas: elipse, hipérbole, parábola.

•  Análise Combinatória e Probabilidade – Cálculo combinatório: arranjos, combinações, permutações, simples e com repetição. Binômio de Newton. Probabilidade: conceitos básicos, probabilidade da união de eventos, independência de eventos e probabilidade condicional.

•  Matrizes, determinantes e Sistemas Lineares – Conceito de matriz, igualdade, adição e multiplicação de matrizes, multiplicação de matriz por um número real. Matrizes especiais: diagonais, simétricas, anti-simétricas. Transposição e inversão de matrizes. Principais propriedades de determinantes. Discussão e resolução de sistemas de equações lineares. Regra de Cramer.

•  Progressões – Seqüências. Progressões aritméticas. Progressões geométricas.

•  Funções – Conceito de função. Domínio, contradomínio, imagem. Gráfico de função. Composição de funções. Funções injetoras, sobrejetoras e bijetoras. Funções crescentes e decrescentes. Função inversa. Função definida por várias sentenças.

•  Função do 1 o Grau – Função linear e função afim. Gráfico. Determinação de uma função a partir de seu gráfico. Estudo do sinal. Zeros. Conjunto Imagem. Crescimento e decrescimento. Sistemas de inequações. Inequações produto e inequações quociente.

•  Função do 2 o Grau – Definição. Gráfico. Zeros. Estudo do vértice da parábola: coordenadas do vértice, conjunto imagem, valor máximo ou valor mínimo, intervalos de crescimento ou decrescimento. Estudo do sinal da função quadrática. Relações de Girard. Sinais das raízes da equação do 2 o grau. Inequações do 2 o grau. Sistemas de inequações. Inequações produto e inequações quociente. Equações biquadradas.

•  Função Modular – Definição. Gráfico. Equações e inequações modulares. Equações e inequações irracionais. Sistema de inequações. Inequações produto e inequações quociente.

•  Função Exponencial – Definição e propriedades. Gráfico. Crescimento e decrescimento. Equações e inequações exponenciais.

•  Função Logarítmica – Definição e propriedades. Gráfico. Crescimento e decrescimento. Equações e inequações logarítmicas.

•  Trigonometria – Seno, cosseno, tangente, cotangente, secante e cossecante. Relações fundamentais. Relações trigonométricas em um triângulo retângulo. Relações trigonométricas em um triângulo qualquer. Funções circulares: funções seno, cosseno, tangente, cotangente, secante e cossecante. Redução ao primeiro quadrante. Relações trigonométricas. Equações e inequações trigonométricas.

•  Noções de Estatística – Ler e interpretar gráficos de segmentos, de barras, de setores.

1.9 Química

O candidato deverá revelar conhecimentos básicos de Química, considerando as noções fundamentais para a compreensão futura das leis, mecanismos e aplicações em ciências afins. Exige-se, portanto, conhecimento da codificação e do uso da linguagem química e da aplicação das leis e dos conceitos fundamentais, sem preocupação exagerada com a memorização de fórmulas, cujos significado e ação o candidato deverá ser capaz de reconhecer através de estruturas e reações. Deverá revelar também capacidade para empregar o método científico e reconhecer a importância da experimentação no estudo dos fenômenos químicos.

•  Aspectos Macroscópicos da Matéria – Estados físicos da matéria. Mudança de estado. Substâncias e materiais. Processos de separação e critérios de pureza. Densidade.

•  Átomos e Moléculas – Constituição do átomo: prótons, nêutrons e elétrons. Elementos químicos. Número atômico, número de massa e isotopia. Massas atômica e molecular.

•  Classificação e Propriedades Periódicas dos Elementos – Distribuição eletrônica em níveis de energia. Periodicidade das propriedades químicas dos elementos. Famílias dos elementos. Raio atômico. Eletronegatividade. Potencial de ionização. Tabela periódica.

•  Ligação Química – Regra de octeto. Valência e número de oxidação. Tipos de ligação: metálica, iônica, covalente polar e apolar. Compostos iônicos, moleculares polares e apolares. Fórmulas moleculares, estruturais e eletrônicas.

•  Funções da Química Inorgânica – Óxidos, ácidos, hidróxidos e sais: notação, nomenclatura e reações.

•  Reações Químicas – Transformações químicas e sua representação simbólica. Lei da conservação da matéria. Balanceamento de equações químicas.

•  Quantidade de Matéria – Mol. Massa molar. Constante de Avogadro. Determinação de fórmulas mínima e molecular.

•  Cálculos Estequiométricos – Estequiometria envolvendo reações químicas, pureza dos reagentes e rendimento das reações.

•  Gases – Estudo das relações entre variáveis de estado (pressão, volume, temperatura e quantidade de matéria). Lei dos gases ideais e sua aplicação. Volume molar.

•  Soluções – Conceito e classificação. Solubilidade. Unidades de concentração (mol L -1 e percentagens). Análise volumétrica.

•  Termoquímica – Reações endotérmicas e exotérmicas. Calor (entalpia) de reações. Equações termoquímicas. Diagramas de variação de entalpia. Calor (entalpia) de formação. Cálculos de calores (entalpia) de reação. Lei de Hess.

•  Cinética Química – Conceito de velocidade de reações químicas e fatores que a influenciam. Catálise e energia de ativação. Diagramas de energia.

•  Equilíbrio Químico – Aspectos macroscópicos. Natureza dinâmica do equilíbrio. Fatores de influência. Lei de ação das massas. Constantes de equilíbrio. Princípio de Le Chatelier. Equilíbrio em soluções saturadas (produto de solubilidade). Produto iônico da água. Equilíbrio ácido-base. Conceito de pH.

•  Eletroquímica – Conceitos de oxidação e redução. Pilhas e eletrólise.

•  Radioatividade – Radiações nucleares. Isótopos radioativos. Fusão e fissão nucleares. Implicações econômicas, sociais e políticas da exploração da energia nuclear.

•  Fundamentos da Química Orgânica – O átomo de carbono: orbitais atômicos, hibridização de orbitais. Ligações simples e múltiplas. Representação das fórmulas estruturais dos compostos orgânicos. Forças intermoleculares. Temperaturas de fusão e ebulição, solubilidade. Ligações de hidrogênio, interações dipolo-dipolo. Forças de van der Waals .

•  Funções da Química Orgânica – Grupo funcional, nomenclatura, estrutura e propriedades físicas de hidrocarbonetos alifáticos e aromáticos, álcoois, fenóis, éteres, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos e derivados (haletos, ésteres, anidridos, amidas), haletos de alquila e aminas.

•  Reações da Química Orgânica – Reações de substituição, adição, eliminação, oxidação e redução. Reações ácido e base.

•  Isomeria – Conceito. Isomeria constitucional e estereoisomeria.

1.10 Redação

O objetivo principal é avaliar o nível de fluência com que o candidato se expressa, utilizando-se da modalidade culta da língua portuguesa no Brasil, em seu registro formal escrito. Serão observados a organização coerente das idéias e o domínio de mecanismos coesivos, com base nos gêneros discursivos requeridos.

A Redação deve:

•  ater-se ao tema e ao gênero discursivo e, ou, textual proposto;

•  apresentar-se como um texto coeso e coerente;

•  conter um mínimo de 20 e um máximo de 25 linhas, em grafia legível.

 
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